Cada pessoa é um ser individual e único.
Como tal, todos possuímos as nossas próprias características físicas e psicológicas que temos de aprender a amar, mesmo com as nossas imperfeições.
Amas o teu corpo?
É uma pergunta sensível e difícil, eu sei. Há sempre algo no nosso corpo que detestamos e que gostávamos de mudar. Mas se não nos aceitarmos como somos, ninguém vai aceitar.
Uma coisa é: não te sentires bem com o teu corpo e teres a força de vontade necessária para mudar isso, para perder peso, ou para te definires e sentires melhor.
Outra completamente diferente é, não aceitares a tua morfologia, a tua forma, a tua genética e estares constantemente em competição com os outros.
Porque a auto-estima ajuda imenso na nossa auto-confiança e na forma como projetamos o nosso ser na nossa vida, hoje decidi fazer um artigo sobre as diferentes formas que um corpo feminino pode ter (fui buscar as generalistas, há mais e cada caso é um caso).
Isto para te mostrar que não és a única no mundo a ter esta forma, apesar das tuas características únicas – estas são as formas das mulheres reais. Cada uma bonita à sua maneira.
Mas também porque é muito importante teres noção das formas do teu corpo para conseguires realçar os teus pontos-fortes. Não basta “ter estilo” e “estar na moda”, é preciso ter noção do que nos valoriza e, nem sempre o mais trendy, é o mais adequado ao nosso corpo.
Sabes qual é a forma do teu corpo?
Triângulo ou “A Shape“
Características – Se és “triângulo”, significa que tens as ancas mais largas do que os ombros, e por isso, tens mais rabo do que peito e a cintura marcada. Esta forma tem várias denominações, podendo ser chamada de triângulo, A shape ou pêra.
Pontos-fortes – Cintura, costas e rabo.
O que te favorece? – Como tens menos volume em cima do que em baixo, o que te favorece são peças que se ajustam mais à cintura e são mais fluídas em baixo, escondendo a tua área mais volumosa. Assim, crias movimento e focas num dos teus pontos fortes: a cintura.
Rectangular ou “H Shape“
Características – Para te enquadrares neste formato, é necessário que tenhas os ombros na mesma linha das ancas, sem ter a cintura muito marcada. Eu considero-me rectangular, ou “H shape”, por isso, este formato não significa que não se tenham formas, simplesmente não são tão marcadas (e pelo desenho não parece).
Pontos-fortes – Pernas e peito (se for o caso).
O que te favorece? – Para criar linhas curvas no teu corpo, convém usares peças amplas na parte de cima com algum movimento e fluidez. A jeansslim também podem funcionar, sendo as jeans regular ou as saias/vestidos curtos o que mais te favorece se tiveres esta forma.
Triângulo Invertido ou “V Shape“
Características – O triângulo invertido é característico de pessoas que têm os ombros mais largos do que as ancas, sendo geralmente associado a formas mais masculinas. No entanto, há muitas mulheres que têm este formato de corpo e é tão bonito como qualquer outro.
Pontos-fortes – Peito e pernas.
O que te favorece? – Partes de cima mais decotadas (não é necessário exagerar), sendo preferível decotes redondos ou quadrados para não reforçar o aspeto “v”. As peças justas em baixo são de evitar para não marcares desnecessariamente a discrepância entre os ombros e as ancas. Peças com bolsos laterais ou traseiros podem ser um bom truque se tiveres esta morfologia.
Ampulheta ou “8 Shape”
Características – Costuma ser a forma desejada por todas as mulheres e, se és ampulheta, certamente que não terás complexos com o teu corpo. Caracterizada por ombros na mesma linha do que as ancas e uma “cinturinha de vespa”, esta é a forma mais feminina do conjunto.
Pontos-fortes – Basicamente tudo.
O que te favorece? – Regra geral, todo o tipo de roupa fica bem às meninas que têm esta forma. Mas, como não há corpos perfeitos, cada caso é um caso.
Oval ou “O Shape“
Características – A forma oval caracteriza-se por um volume generalizado, seja na zona dos ombros, seja nas ancas. O que acaba por se tornar harmonioso, se souberes valorizar os teus pontos fortes.
Pontos-fortes – Podem variam, com esta forma podes ter peito desenvolvido e isso ser um ponto forte, ou então teres um rabo “espetadinho”, sendo esse o teu ponto forte, ou teres ambos e seres uma miúda espetacular com formas.
O que te favorece? – Nesta caso o truque é não marcar demasiado as tuas formas. A ideia é “destapar” ou valorizar os pontos fortes, criando linhas retas para contrabalançar a tua forma mais oval. Evita as coisas justinhas, neste caso o truque é a fluidez e a harmonia do conjunto. Vestidos evasê costumam resultar muito bem nesta morfologia, por isso, aposta neles.
Como viste, há formas para todos os gostos e NÃO EXISTEM CORPOS PERFEITOS. O que interessa é focar nos pontos-fortes que todas temos!
Por isso, sê feliz com o teu corpo e VALORIZA-TE.
Bisous,
Marina Véronique