Truques do Instagram: Os que uso vs os que não uso

Crescer no instagram…aquela incógnita que atormenta qualquer criador de conteúdos.

Será que é assim tão importante ter imensos seguidores? Será que há truques para tal?

Hoje é sobre isso que escrevo.

Pensei um pouco antes de escrever sobre este tema. É um assunto bastante diferente do habitual mas que acho interessante e muito pouco falado.

Ora, a questão toda é: há truques para crescer no Instagram? E a resposta é certa: há. Mas também há pessoas mais ou menos éticas que não se importam de usar métodos algo questionáveis só para terem número.

Se me segues desde o começo (2018) sabes que criei este blog, não porque estava na moda “ser blogger/influencer/whatever”, mas porque gosto de escrever e precisava de ter um espaço meu onde escrevesse sobre tudo o que me apetece.

Posto isto, comecei a criar conteúdos de moda que é um tema do meu interesse no qual sinto que tenho algo a acrescentar. Depois, diversifiquei para temas que também me fazem sentido.

Para ganhar alguma visibilidade por aqui melhorei o meu instagram, idealizei uma estratégia, pensei nos conteúdos e pus as coisas “a andar” à custa do meu tempo e esforço. Se passados quase 3 anos não tenho ainda os famosos 10k, não. Mas será porque faço um mau trabalho ou simplesmente porque não caio em falcatruas?

Vamos lá falar do que ninguém fala.

Truques para crescer no Instagram

O que uso/já usei

Estes métodos proporcionam um crescimento lento mas sólido.

  • Hashtags trendy: consiste na pesquisa de hashtags com bastantes menções que usadas dão mais visibilidade ao conteúdo.
  • Promoção paga (ou anúncio do instagram): faz-se de forma oficial através da própria plataforma. Cria-se um target específico e paga-se um x ao instagram para que mostre o nosso conteúdo a esse perfil de pessoas.
  • Giveaways/passatempos: é a organização de sorteios em parceria com marcas ou a custo próprio em que uma das principais regras é “seguir a página”.

Os que não uso

Estes métodos permitem um crescimento rápido com recurso a perfis que não representam pessoas reais.

  • Grupos de engagement: são grupos, geralmente, de whatsapp com um conjunto de pessoas (regra geral) “criadores de conteúdos”. Nestes grupos cada membro informa quando publica e os restantes membros têm obrigatoriedade de ir dar like, comentar e guardar.
  • Compra de seguidores/followers: consiste na compra de um pack de seguidores por determinado valor monetário. Algumas destas práticas quando “apanhadas” dão direito a bloqueio por parte do instagram.
  • Compra de likes: consiste na compra de um pack de likes por determinado valor monetário. Algumas destas práticas quando “apanhadas” dão direito a bloqueio por parte do instagram.

Com isto não quero bancar uma de “tão certinha que ela é, não entra em esquemas”. Apenas quero que as pessoas fiquem informadas sobre algo que deslumbra muito e, por vezes, não é real. É ótimo ter imensos seguidores a consumir o nosso conteúdo e a dar feedback, mas se construirmos essa comunidade com base em “coisas falsas” ou forçadas, do que vale o nosso esforço?

Não é por ter menos seguidores que o conteúdo é pior, simplesmente é saber que, hoje em dia, para ter números de seguidores de forma orgânica (não paga) é muito difícil. Como sabem o instagram é um negócio e tem de lucrar como outro qualquer.

Por aqui, vou continuar fiel aos meus ideais e quem quiser estar desse lado é com todo o gosto que continuarei a fazer conteúdos para vocês.

Já dizia um velho ditado popular “devagar se vai ao longe”.

Btw, se gostas dos meus conteúdos mas só me segues por aqui, segue-me também pelo instagram. 😛

Bisous,

Marina Véronique

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.