Comprar casa: Tudo o que ninguém te explica e devias saber ✏️

Este hoje é para a malta mais crescida que me lê.

Mas, se não fores “mais crescida”, guarda para mais tarde.

Bora lá ao que ninguém te explica quando vais comprar casa.

Pode parecer um assunto um bocado pesado para o meu blog mas acho muito útil. Acredita, eu pesquisei e encontrei dicas muito úteis mas nada como um bom guia prático de coisas que nos deviam dizer ou relembrar quando começamos neste processo louco e altamente burocrático de compra de casa.

Vou optar por fazer uma lista para ser mais fácil de ler e assimilar. Porquê? Porque uma das principais dificuldades encontradas é exatamente esta: ter informação clara com vocabulário do dia a dia aplicado à nossa realidade.

Vamos a isso?

Tudo o que ninguém te explica e devias saber na compra de casa

#1 – Organiza um dossier

Queres comprar casa? 1º compra um dossier. Acredita que vais precisar para reunir toda a informação e ter tudo organizado e centrado num só sítio. Começa por juntar a tua documentação básica: cc, recibos de vencimento, IRS etc.

Futuramente vais poder incluir grelhas de simulações, folha de poupanças, mapa de visitas. Vais ver que é mega útil.

#2 – Lista os teus critérios essenciais na compra

Etapa crucial: o que é imprescindível que a tua casa tenha? Os extras são bem-vindos mas quando temos um budget restrito, temos de saber definir bem as prioridades.

#3 – Percebe até onde podes/queres ir financeiramente

Uma coisa é saber até onde podes ir matematicamente falando. Para isso faz um cálculo da Taxa de Esforço (encontras a fórmula na internet) e tem esse valor em conta.

Outra completamente diferente é saber até onde te sentes confortável, sabendo que este certamente não será o único investimento da tua vida e que não queres deixar de ter vida (jantares, viagens, saídas etc.)

#4 – Garante que tens pelo menos 10% do valor de aquisição

O tempo das vacas gordas terminou e não há mais empréstimos a 100%, ou seja, da totalidade do valor. Portanto, só há duas maneiras de comprar casa sem ter poupanças: ter pais ricos ou roubar. Portanto, se te vais lançar neste processo, garante que tens pelo menos 10% do valor de aquisição da casa que pretendes comprar.

#5 – Estabelece um budget máximo

Isto pode parecer parvo mas é essencial. Ainda antes de ires ver dos bancos tens de ter uma noção clara de até onde queres ir. Caso não tenhas, vão sempre tentar impingir-te mais e mais. Vão ser valores aos quais talvez até consigas chegar mas certamente vão “comer-te” a margem de manobra que precisas.

#6 – Vê quais os bancos que te oferecem melhores condições

Não vás com o primeiro banco que encontras. Faz uma pequena ronda e vê qual te oferece melhores condições. Outra: não te fies no que os teus amigos te dizem, os bancos fazem condições diferentes a toda a gente. Para ti a Caixa pode ser melhor, para mim pode ser o Millennium e vice versa.

Ps: Pede simulações a todos os bancos que fores (também podes fazer online). Estas simulações (FINE) dizem-te basicamente até quanto te emprestam, as condições associadas ao empréstimo, o valor da mensalidade, seguros e outros custos associados. É esta simulação que tens de comparar entre bancos para ver qual é melhor para ti.

#7 – Considera os custos associados ao processo

Tudo se paga nesta vida. Além dos 10%, tens de considerar todos os custos associados ao processo, as avaliações, custos de dossier, comissões, impostos, escritura e toda uma panóplia de cenas burocráticas que se pagam a peso de ouro. A média destes valores ronda os 5/6.000 mil euros (mas cada caso é um caso).

#8 – Pede pré-aprovação do teu crédito e visita como “cliente qualificado”

Quando decidires qual é o banco que te oferece melhores condições pede para te fazerem uma pré-aprovação do crédito, ou seja, para enviarem à validação superior do banco (normalmente, como ainda não tens casa escolhida, dizes só a zona onde estás a procurar). Depois de teres o OK já podes fazer visitas tendo a certeza que podes comprar.

#9 – Não te deixes ir em cantadas de agências

As agências imobiliárias são todas muito bonitas mas a verdade é que, hoje em dia, os preços estão MEGA inflacionados e, havendo mais procura do que oferta, tu és só mais um cliente na fila do pão. Conselho: encontra alguém em quem confies e trabalhe no meio ou então faz as coisas por ti.

#10 – Não visites casas muito acima do teu budget

Ah e tal são só mais 10/20 mil euros acima do que fixei. Não faças isso porque depois ficas com a corda ao pescoço e voltámos ao assunto anterior: não queres viver só para pagar a renda, pois não?

#11 – Faz o trabalho de casa

Diz às pessoas que estás à procura, saca todas as apps (immovirtual, idealista, sapo casas) – tudo e mais alguma coisa. Filtra com os teus critérios e ativa as notificações.

#12 – Está em cima do acontecimento

Mal caia alguma coisa do teu agrado LIGA LOGO. Como isto está nos dias que correm, as oportunidades voam.

#13 – Garante que tens toda a documentação no Dia D

Há dois steps mega importantes no processo da compra de casa. O CPCV (Contrato Compra e Venda) e a Escritura. Tanto em um como noutro garante que tens toda a documentação necessária. No caso do CPCV (em princípio) vais ter de fazer uma transferência ou dar um cheque (dos tais 10% ou mais) ao vendedor — não te esqueças de ficar com os comprovativos (vão ser importantes no dia da escritura).

Outra nota: a documentação necessária quando somos compradores é “básica”. O restante da documentação (teoricamente) fica do lado dos vendedores. No entanto, se tiveres no processo by your own, certifica-te que estás em cima do acontecimento e que não lhes falta nenhum papel para ser tudo smooth no dia da Escritura (há pessoa que não assinam por falta de papéis e é mega chato).

Espero ter sido clara!

Bisous,

Marina Véronique

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.