Parece que já passou uma eternidade desde que fui de férias.
Mas é hoje que vou partilhar tudo sobre a minha viagem à Sardenha.
Bora!
Vamos passar à frente o facto da minha última publicação ter a data de 31 de julho. Estive “de férias” entre outras coisas que mudaram na minha vida e que vou brevemente partilhar por aqui.
Mas não é sobre isso que vamos falar hoje. Hoje quero contar tudo sobre a minha viagem à Sardenha: como fui, onde fiquei, o que comi, vale ou não vale a pena visitar esta ilha gigantesca italiana?
A viagem
Esta viagem à Sardenha foi uma viagem de família que exigiu alguma logística porque éramos um total de 10 pessoas. Como tal, optámos por ir de carro até Barcelona e apanhar um barco gigantesco Grimaldi Lines (que leva os carros) do Porto de Barcelona até Porto Torres (já na Sardenha).
Foi uma péssima decisão, primeiro porque é um grande esticão de carro até Barcelona, depois porque o barco é caro e horrível (imundo, desorganizado, demorado — nem tenho palavras). Portanto, se quiserem ir à Sardenha — vão de avião.
A estadia
A ideia foi fazer um roadtrip pela ilha, daí termos optado pelo barco. Outra ideia que não recomendo. Vou explicar porquê: a ilha é gigantesca para fazer em 1 semana, os pontos de interesse são muito distantes uns dos outros, as estradas muito mal tratadas e as paisagens não são nada de especial. Isto para quem vem de um país como o nosso, o roadtrip na Sardenha não tem nada de incrível.
Escolhemos metade da estadia em Cagliari (sul da ilha) e outra metade em Sassari (norte da ilha). Se tivesse de escolher entre as duas enquanto cidade, escolheria Cagliari. Apesar de não ter nenhum wow factor é mais típico do que Sassari que tem uma vibe muito “bairro alto”.
A comida
A comida é muito do que se vê em Itália: pasta e pizza.
Come-se bem mas não há imensa variedade e os preços não são muito acessíveis. Além disso, a ilha é muito pouco “turística” no sentido em que quase ninguém fala inglês e é um bocado complicado interpretar os menus.
O melhor pesto que comi foi em Alghero e não me lembro do nome do restaurante (é na praça principal).
Overall
O que eu mais gostei de conhecer foi Alghero — uma cidade típica muito fofa que tem a tradição de vender coral. A zona do Golfo di Orosei — mas só dá para ver aquelas praias mais lindas de barco e o Arquipélago da Maddalena que é um conjunto de ilhas e praias lindas no nordeste da Sardenha (apanhámos um ferry a sair de Palau).
No geral, a experiência foi positiva. A Sardenha é uma ilha que vale a pena conhecer pela sua vibe pitoresca mas não é breathtaking. Se um dia voltar vou escolher fazer apenas as minhas zonas preferidas.
Não é uma ilha inclusiva e os sítios mais paradisíacos não são acessíveis de carro. Só para teres uma ideia, até há praias “privadas” que têm acesso proibido aos “comuns mortais”.
Se queres ir à Sardenha, eu recomendo
Fazer 1 semana só na zona do norte e conhecer bem o Arquipélago da Maddalena. Tirar 2 dias para conhecer o Golfo di Orosei de barco.
Não vai ser uma viagem barata, mas valerá a pena!
Se estás na indecisão entre Sardenha e Córsega
Para ser honesta, diria Córsega. É uma ilha linda de norte a sul, organizada e muito mais preparada para receber turistas. Vale cada km passado no carro em roadtrip.
Espero ter esclarecido as tuas dúvidas sobre este destino!
Bisous,
Marina Véronique